sábado, julho 18

Posse de conselheiros do OP mobiliza comunidade esteiense



sexta-feira, 17 de julho de 2009
Luiz Damasceno

Na última quinta-feira (16), os 32 delegados titulares e 15 suplentes do processo de retomada do Orçamento Participativo de Esteio participaram da cerimônia de posse do Conselho, que vai defender as demandas da comunidade e definir a sua inclusão no orçamento do próximo ano. A adesão maciça da população ao processo, organizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, é um marco da participação popular no município; somando as reuniões preparatórias e as assembléias regionais, um total de 15 encontros, os administradores registraram o envolvimento de 1280 esteienses.
O evento coroou a trajetória do OP 2009, que iniciou em maio com duas reuniões preparatórias em cada região "encontros de mobilização e sondagem das demandas -, atravessou julho com as Assembléias Regionais - momento da eleição de conselheiros e de demandas -, e findou no dia 7 de julho, com a Assembléia na região 5, local das unidades territoriais Parque Primavera e Três Marias.
A mesa, composta pelo prefeito, Gilmar Rinaldi, a secretária de Planejamento e Gestão, Joceane Gasparetto, o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Mezzanotti, e da Presidente da Câmara, Michele Pereira, contou ainda com a presença de dois conselheiros eleitos nas assembléias regionais; Ênio Florêncio da Silva e Nádia Pereira.
Nádia, da comunidade Bom Jesus, se emocionou ao tomar a palavra. "Há anos buscamos esse diálogo, e a Prefeitura finalmente abriu um espaço para nós", afirmou. Ênio, líder comunitário do bairro Novo Esteio, frisou a responsabilidade de representar a comunidade no processo do OP, buscando soluções para as demandas apresentas pela população.
Prioridades
Para o prefeito, é necessário compreender que o município possui muitos desafios, mas que alguns devem ser priorizados. "É como em casa. Se o nosso filho pede uma bola, uma bicicleta e outro brinquedo, não dá para comprar tudo ao mesmo tempo¿, declarou Gilmar. ¿Todas as regiões de Esteio têm a sua necessidade, mas algumas precisam mais do que as outras de investimentos do poder público".
Joceane, à frente da retomada do OP em Esteio, destacou o momento de crescimento da cidade: "Em parceria com o Governo Federal estamos construindo soluções para problemas históricos de Esteio, como a questão dos alagamentos", frisou a secretária municipal.
O calendário do Orçamento Participativo prevê a primeira discussão do Conselho sobre as demandas já na próxima quinta-feira (23). Até o dia 21, as Secretarias Municipais devem apresentar uma análise técnica completa sobre a viabilidade das obras solicitadas pela comunidade.
Cada região elegeu duas demandas como prioridades locais para a ação do poder público; saúde, infraestrutura e educação foram os temas mais abordados.