sexta-feira, dezembro 31

Um dia para a história

















"Que ninguém jamais ouse duvidar da capacidade de luta dos operários". Foi com esta frase que o Presidente Lula iniciou seu discurso em atividade nacional do Programa Minha Casa, Minha Vida, com transmissão simultãnea para diversas cidades e com Link direto com Manaus, Campinas, Bahia e Canoas.
Estava em Canoas e tive a honra de construir e compartilhar com este momento histórico ao nosso país.

Sou militante social e do PT e nestes anos de luta, vivi muita luta dos setores ligados a habitação, em espacial do Direito a Moradia. Em nosso país há milhões de famílias morando de aluguel, áreas de risco e sub habitações e a anos atras não se via possibilidade de resolver este grave problema de moradia, a favelização e a precariedade com que viviam estas famílias.

Por outro lado, a habitação é a base de tudo. Sob nosso "teto" vivemos com segurança, construímos nossa família e compartilhamos sonhos. Há exatos 14 anos, eu entrei em minha humilde casa com meu filho que completava 30 dias, Nunca vou esquecer a alegria que compartilhamos em conquistarmos nossa liberdade;

O que vi neste dia especial do Minha Casa. Minha Vida, me marcou no fundo da alma. Nosso companheiro presidente, que ao chegar junta-se aos operários da construção civil com uma cumplicidade natural de um presidente metalúrgico. Uma cumplicidade de quem viveu a vida do povo, de quem veio do povo. Um presidente que falou com sua alma, que nos presenteou com uma aula de vida, de ação. "Governei nosso país com a massa encefálica e principalmente com o coração". "Oportunizando que os pobres de nosso país fossem tratados com humanidade, como iguais". "sabia que não poderia falhar, porque se falasse, seriam todos os operários que falhariam, assim como Dilma, não poderá errar, porque os machistas e preconceituosos vão dizer que a mulher errou."

Foram um milhão de casas contratadas em seu governo, 300 vezes mais do que nos governos anteriores. E nós, fizemos nossa parte. Naquele mesmo dia entregamos 420 apartamentos e assinamos a construção de mais 800 unidades.



Quem foi as famílias beneficiadas? bem, temos muitas histórias de vida que apartir deste dia serão transformadas. Vi na multidão uma mulher super grávida (estava quase explodindo eheheh), está grávida de um menino e me disse "me recuso a parir antes de estar em minha casa, o bebê tem que esperar". (falava isto a 14 anos atras, mas o bebê foi apressadinho e não esperou).

"Depois das PCDs e idosos, a comerciária Angela Beis de Matos, 41 anos, foi a primeira a escolher seu apartamento. "Vai ser no segundo andar do bloco G. São anos de luta pagando aluguel", disse, emocionada. A secretária Thaís Luzia Silveira Lopes, 28, também fazia planos no novo endereço. Ela já definia a posição da geladeira na unidade que vai dividir com a mãe e o padrasto, no segundo andar do bloco D. "Esperei um ano desde que me inscrevi", revelou sobre o tempo que levou para realizar o sonho da casa própria."(Jornal Diário de Canoas).
















Eu com minha história de vida, de militante e de trabalho, poder viver este momento, é um grande presente. Com a responsabilidade de quem está a frente da Secretaria de Habitação de Canoas e com 19 mil famílias inscritas para ter oportunidade de acesso à moradia. Agradeço esta oportunidade, este aprendizado, a conquista, E principalmente, por ter vivido a nova era deste brasil sob o comando do nosso companheiro presidente Lula.

















Valeu a pena termos lutado para que este homem fosse presidente, Apartir de agora, nossa humanidade jamais será a mesma. O mundo pode ver que é possível vencer a crise, governar para todos , acabar com a fome e viver em paz.