terça-feira, maio 25

Perspectiva

Perspectiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Perspectiva (visão). É um aspecto da percepção visual do espaço e dos objetos nele contidos pelo olho humano. Depende de um determinado ponto de vista e das condições do observador. A perspectiva, neste caso, corresponde a como o ser humano apreende visualmente seu ambiente, sendo confundida com a ilusão de óptica. Por exemplo, as linhas paralelas de uma estrada, relativamente a um observador nela situado, parecerão afunilar-se e tenderão a se encontrar na linha do horizonte. Vem do latim spec, que significa visão.

Perspectiva (cognitiva). Na teoria cognitiva, é a escolha de um contexto ou referência (ou o resultado desta escolha) de onde se parte o senso, a categorização, a medição ou a codificação de uma experiência, tipicamente pela comparação com outra. Pode-se posteriormente reconhecer diversos significados de diferença sutil, como o ponto de vista, o Weltanschauung, o paradigma.


E avenida em russo quer dizer perspectiva.
Sendo assim eu lhe pergunto
Se você não quer ser
A minha avenida, a minha ávida vida
A minha expectativa, a minha perspectiva
A minha expectativa, a minha perspectiva
(Jorge Mautner)













Junte idéias, separe o lixo!



Quem acompanha meu blog percebe que costumo postar poesias, boas práticas e bons sentimentos, mas hoje será diferente. Vou falar de um problema que muito me afeta. A foto abaixo foi tirada por uma pessoa que entendo ser um grande oportunista e de má fé. Faço questão de dizer isto

Mas o fato deste oportunista ter clicado, não tira a realidade da foto. Esta situação, estas pessoas e este lugar existe.Fica na periferia de uma cidade da região Metropolitana, uma cidade com bom orçamento, bom PIB e bons índices, porém ainda não teve a capacidade de organizar a correta gestão resíduos sólidos, uma política publica para os carroceiros e os catadores.

Esforços estão sendo feitos, ações realizadas. Rentemente houve no local um mutirão de limpeza e oficinas são colocadas a população. Mas está sendo tratado a causa, ou só a consequencia?

O fato é que esta realidade precisa ser modificada pois a situação é inconcebível. Há diversas experiencias exitosas nesta área e também muitas idéias lançadas e tangiveis. Precisa é de decisão. Portanto, mãos a obra . E que venha a primavera. Que venha um bairro mais florido,cidadão, justo e de paz.